
Engajado em seu compromisso com a participação social e transparência, o Ministério dos Transportes anuncia o lançamento do portal do Planejamento Integrado de Transportes (PIT). O site, instituído pelo Decreto nº 12.022, de 16 de maio de 2024, e é composto por um sistema encadeado de instrumentos de planejamento.
O primeiro plano a ser publicado no atual ciclo (2024-2027) é o Plano Nacional de Logística 2050, que está sendo construído em macroetapas. A primeira etapa envolve a obtenção de insumos que subsidiarão a elaboração do plano. A seção de Dados Abertos do Portal disponibiliza todas as matrizes origem-destino segmentadas por tipos de carga, além de projeções em intervalo de cinco anos até 2050.
Para validação dessas matrizes origem-destino de cargas, estão sendo realizados encontros técnicos regionais para debate com o setor produtivo em todo o Brasil. A agenda dos encontros está sendo disponibilizada no Portal do PIT.
O Portal também explica o funcionamento dos comitês que compõem a governança do PIT – Comitê Técnico e Comitê de Governança -, além de compilar as resoluções aprovadas pelos colegiados. Já foram aprovadas sete resoluções, tratando de temas como o modelo de governança do PIT, seu Plano Estratégico e o Plano de Transparência e Participação Social.
Por fim, há um espaço de consulta ativa permanente durante todo o processo de elaboração dos planos do ciclo 2024-2027 do PIT com o objetivo de receber contribuições, dúvidas, solicitações, sugestões e críticas, além de pedidos de reuniões bilaterais. A equipe do PIT analisará e responderá cada uma das contribuições.
Acesse https://pit.infrasa.gov.br/ e participe!
Fonte: Ministério dos Transportes
Comentarios