Mobilização nacional de combate à dengue acontece neste sábado (14)

(Imagem: reprodução/Freepik)

Redação Chico da Boleia

O Dia D da mobilização nacional contra a dengue será realizado neste sábado (14), conforme divulgou o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. A iniciativa tem como objetivo reunir estados e municípios, com o apoio de agentes comunitários e profissionais da saúde para promover a prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, ao longo de 2024 o Brasil registrou 6,7 milhões de casos prováveis de dengue, número recorde, entrando para a série histórica ao representar um aumento de 300% de ocorrências da doença em comparação ao ano passado.

O número de mortes também apresentou aumento de 400% em relação a 2023, com 5.950 óbitos registados até o início deste mês. O sistema de saúde investiga se outras 1.091 mortes tiveram a doença como causa.

“Com apenas 10 minutos por semana, é possível evitar a proliferação do mosquito e salvar vidas. Quero convidar cada cidadão a fazer parte desse esforço. Cerca de 75% dos focos do mosquito estão dentro das casas. Precisamos tapar caixas d’água, descartar o lixo adequadamente, manter limpas as vasilhas de água dos animais e eliminar qualquer acúmulo de água em vasos, pneus e outros recipientes”, reforçou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A mobilização visa, principalmente, informar a população sobre atitudes simples que podem ajudar no combate a proliferação do mosquito.

No início deste ano, a redação do Chico da Boleia entrevistou a Carolina Polido, professora e coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio, sobre a dengue e a especialista destacou algumas ações de prevenção e cuidados essenciais que os brasileiros podem aderir para evitar o contágio da doença. Confira:

  • A melhor prevenção coletiva é a eliminação de criadouros. Tudo que pode acumular água limpa e parada é um possível criadouro, e isso vale para papéis de bala, tampas de garrafas, caixas d’água, vasos de plantas, latas. Por isso, fazer o descarte correto do lixo é extremamente importante.
  • O mosquito pode viver por até 45 dias e colocar até 450 ovos, que são extremamente resistentes, podendo viver se água por 300 a 400 dias. Sua capacidade de voo pode chegar a 300m de distância, então não há solução melhor do que eliminar os criadouros.
  • Vale lembrar que o fumacê, muito utilizado no Brasil, mata somente os mosquitos, e não elimina as larvas.
  • Para fazer a sua parte, descarte o lixo sempre no local correto e utilize medidas de prevenção individual, que são os repelentes do mosquito para a pele ou para ambientes.

O Ministério da Saúde publicou ainda uma página esclarecendo verdades e mentiras sobre a dengue, com o objetivo de evitar a desinformação. Confira aqui.

*Com informações da Agência Gov

Imagem: Freepik

Comentarios