Pneus vendidos no Brasil terão etiqueta do Inmetro a partir de 2016

Estão inseridos no programa todos os pneus radiais para automóveis de passeio, caminhões, construção, aplicação fora de estrada, e de uso rodoviário, regional e severo.

Resistência ao rolamento, Aderência na pista molhada e Ruído externo são os três tipos de informações de desempenho que todo pneu nacional ou importado vendido no Brasil deverá conter no Brasil a partir de outubro de 2016. Trata-se do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Pneus (PBE) regulamentado pelo Inmetro conforme Portaria 544/12, que padroniza a aplicação de etiquetas com informações de eficiência energética e de meio ambiente em pneus novos inserido no programa.

Novidade no Brasil para pneus, as etiquetas já são conhecidas pelos brasileiros por serem utilizadas há anos em produtos como geladeiras, fogões, fornos, automóveis, aparelhos de ar-condicionado, televisores, lâmpadas e aparelhos eletrodomésticos, entre outros. Estão inseridos no programa todos os pneus radiais para automóveis de passeio, caminhões, construção, aplicação fora de estrada, e de uso rodoviário, regional e severo. Embora o PBE entre em vigor em outubro de 2016, os fabricantes do setor já podem etiquetar seus pneus a partir mês de abril deste ano.

Fábio Garcia, gerente de marketing da Goodyear do Brasil, diz que o consumidor busca mais do que apenas três critérios, pois de acordo com pesquisas de mercado, a decisão de compra é influenciada por pelo menos 10, conforme o segmento. No caso do transporte rodoviário, além dos itens relacionados è eficiência energética, aderência ao piso molhado e  emissão de ruído, respectivamente, o cliente observa a quilometragem da banda original, quilometragem total, índice de recapabilidade, resistência da carcaça, assistência à frota, ferramenta de gestão do pneu e custo por quilômetro.

Garcia destaca que a Goodyear quer qualidade mais alta ainda, por isso conta com mais de 50 critérios avaliados em cada pneu de sua linha de produtos. “A Goodyear demonstra sua exigência com produtos da mais alta qualidade e respeito com o consumidor”, acrescenta.  O Programa Brasileiro de Etiquetagem tem graduação mínima e caso o pneu esteja abaixo do limite estabelecido não poderá ser comercializado no País. Os produtos importados também devem atender aos critérios e a fiscalização será realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM).

Considerada uma das mais modernas do mundo, a fábrica da Goodyear está em operação há 41 anos no Brasil e utiliza a infraestrutura tecnológica de ponta de seu campo de provas ao lado da empresa, em Americana/SP, considerado um dos melhores do mundo e onde realiza mais de 10 mil testes em seu processo produtivo. A empresa iniciou em 2013 um ciclo de investimento de 240 milhões de dólares na modernização da fábrica, capacidade produtiva e renovação do portifólio de produtos. A etiquetagem está inclusa neste pacote.

Fonte: O carreteiro

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