Porque as CVC – Combinação de Veículos de Carga, como são conhecidas composições como rodotrem, bitrem, treminhão, tritrem, etc. já estão totalmente incorporadas ao transporte rodoviário de cargas e são fundamentais para o transporte das safras e principais produtos produzidos e exportados pelo Brasil;
Porque todas essas Combinações de Veículos de Carga – CVC, obrigadas a requerer AET – Autorização Especial de Trânsito, estão devidamente homologadas para trânsito através do Anexo da Portaria 63/2009 do Denatran;
Porque essas composições, como todas as demais homologadas, obedecem à regra, de o peso linear não exceder 3t/m;
Porque depois de 13 anos da vigência da Resolução 211/06, que estabeleceu a exigência de AET’s não faz mais sentido exigir projetos técnicos para mostrar o óbvio que as CVC são compatíveis com os principais eixos rodoviários do país;
Porque não faz nenhum sentido cobrar do transportador, do proprietário do veículo, informações técnicas sobre veículos, como cálculo de arraste e varredura, capacidade de vencer rampas de até 6%, capacidades técnicas da unidade, relação da caixa de câmbio, reduções de diferencial e cubo de rodas, potência e torque máximo e mínimo, capacidade de frenagem e outras tão absurdas, quanto;
Porque a vasta maioria dos DER’s não tem estrutura para receber e analisar os pedidos de AET;
Porque alguns DER’s como o de Mato Grosso, Maranhão e outros sequer emitem essas AET’s;
Porque não há qualquer padronização entre os diversos DER’s, cada um estabelece regras, preços e exigências específicas para conceder as AET’s;
Porque, mesmo em estados ricos como o Paraná, o DER-PR conta com apenas uma pessoa para dar conta de toda demanda por AET’s, em Santa Catarina a situação é semelhante;
Porque entre os 26 estados brasileiros apenas 8 estão informatizados e em condições de conceder a AET através da Internet;
Porque os sistemas de AET digital como os do DNIT, DER-SP, DER-MG, DER-PE, etc. são tão complexos que raramente um transportador, muito menos um autônomo, consegue requerer uma AET sem ajuda de despachantes;
Por que em estados como a Bahia, apesar do sistema ser informatizado, o órgão continua exigindo parte dos documentos em papel;
Porque os prazos para obtenção da AET podem variar de 2 dias em órgãos como DER-SP, DER-MG, DNIT, a 15, 30 dias em órgãos como o DER-BA (apesar da informatização), AGETO-TO, para não falar de outros;
Porque a validade da AET varia de órgão para órgão. Tem órgão que fornece a AET com prazo de um ano (DER-PR, DER-MG, DNIT) e outros com prazo de apenas alguns dias dependendo do vencimento do licenciamento do veículo;
Porque mesmo que você tenha uma frota composta de veículos absolutamente iguais a empresa vai ser obrigada a contratar um projeto técnico e recolher uma ART para cada conjunto de CVC;
Porque, dependendo do tamanho da sua frota, você vai ter que entregar o correspondente ao preço de um conjunto de CVC só para cobrir custos com taxa de AET, Taxa de ART e despachantes;
Porque para alguns estados a concessão dessa AET nada mais é do que uma operação caça níquel;
Porque enquanto o DER-PE cobra R$ 14,04 de taxa de expediente para concessão de uma AET o DER-RJ cobra 113 vezes mais, ou seja, R$ 1.597,65;
Porque outro estado quebrado como o Rio Grande do Sul cobra R$ 99,00 por mês, o que pode fazer com que o preço da AET chegue a até R$ 1.188,00;
Porque as AET’s são emitidas com validade anual e não garantem que novas restrições nas rodovias sejam atualizadas e incorporadas no documento.
Porque na realidade a AET para CVC não cumpre nenhum papel digno, como o de preservar a segurança da infraestrutura ou reduzir o número de acidentes ela só serve para alimentar a indústria da AET e reduzir ainda mais a produtividade das empresas e a competitividade do país.
Como se acaba com a exigência de AET para CVC? Basta revogar a Resolução 211/06 do Contran.
Fonte: * João Batista Pinheiro Dominici é especialista em trânsito e transporte, editor do site www.guiadotrc.com.br, fundador da Escola de Transportes e Presidente da Logispesa.
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios