Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 24ª Região de Campo Grande/MS, Dr. Paulo Douglas Almeida de Moraes, realizou uma palestra no SetransABC (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do ABC) no dia 18 de maio e explicou os problemas da nova lei n.13.103/2015.
Com extensa participação nos debates, o Dr. Paulo Douglas foi um dos elaboradores da Ação Civil Pública que culminou na então Lei 12.619, aprovada em 2012 e derrubada recentemente pela aprovação de uma nova regulamentação nas casas legislativas do país. O especialista também participou do debate sobre a lei do motorista realizado pelo Chico da Boleia no ano passado, esclarecendo a necessidade de se respeitar os direitos e garantir dignidade trabalhista para a categoria.
No início deste ano, depois da greve dos caminhoneiros e da pressão do setor do agronegócio, exercida desde que a regulamentação da profissão do motorista saiu do papel, a nova lei foi aprovada sem vetos e vem dividindo as opiniões no TRC. De um lado, alguns grupos se contentaram com o aumento da jornada máxima de trabalho dos caminhoneiros e as novas alterações. De outro, especialistas em leis trabalhistas e representantes de sindicatos de caminhoneiros autônomos pretendem questionar a constitucionalidade da norma.
Desde o ponto de vista do Dr. Paulo Douglas a nova Lei fere três pilares de proteção do direito do motorista: o controle da jornada, este que era um dos pontos fundamentais e que originou a regulamentação; a proibição de pagamento de comissão (que agora voltou a ser permitido); e a garantia de uma remuneração digna.
O ataque ao primeiro pilar, ou seja, o controle da jornada de trabalho, acontece através da ampliação e flexibilização da quantidade de tempo que um motorista pode estar ao volante diariamente e semanalmente. Nesse quesito, a lei aumenta para até 12 horas a jornada de trabalho diária de um motorista. Tal realidade, se comparada com outras categorias trabalhistas mostra a incongruência da nova lei.
Além disso, a nova regulamentação reduziu os períodos de descansos obrigatórios: o intervalo interjornada passou de 11 para 8 horas; a elevação do período de direção contínua, ou seja, a quantidade de tempo que um motorista pode dirigir sem parar, passou de 4 para 5 horas e meia; e o repouso com o veículo compartilhado passa a ser obrigatório apenas a cada 72 horas no caso de condução compartilhada.
Tais determinações são acompanhadas, de acordo com a análise do Dr. Paulo Douglas, de critérios pouco claros para a fiscalização da jornada de trabalho, e a falta de regulamentação de instrumentos eletrônicos de controle do trabalho do motorista. Essas medidas atacam o segundo pilar e inviabilizam o controle da jornada e o tempo de direção.
Quanto ao terceiro pilar de proteção do direito trabalhista do motorista, ou seja, a proibição do pagamento por comissão, a nova lei agora determina que “Art. 235-G. É permitida a remuneração do motorista em função da distância percorrida, do tempo de viagem ou da natureza e quantidade de produtos transportados, inclusive mediante oferta de comissão ou qualquer outro tipo de vantagem, desde que essa remuneração ou comissionamento não comprometa a segurança da rodovia e da coletividade ou possibilite a violação das normas previstas nesta Lei.”.
Tal medida impacta na demanda de mão de obra, na autonomização dos motoristas empregados, na redução da indenização da espera e gera descontrole de jornada, já que muitos motoristas buscarão trabalhar mais para ganhar mais comissão.
Durante a apresentação, foram apresentados dados que comprovam a redução no número de acidentes, mortes e feridos no TRC depois da entrada em vigor da lei 12.619, em 2012. “Conseguimos obter um número bastante significativo com a aplicação da Lei. Com as alterações impostas pela nova norma, podemos retornar a um cenário de mortes nas rodovias brasileiras”, afirmou o Dr. Paulo Douglas.
Os números evidenciaram um total de 29.257 acidentes evitados, além de mais de 15 mil pessoas que não se feriram durante acidentes e um total de quase 3 mil vidas salvas. Ou seja, estatísticas bastante relevantes para o dia a dia do trabalhador das estradas.
Durante a palestra, o Procurador do MPT também questionou a nova lei a partir da ameaça que ela representa tanto a segurança viária, quanto a vida, a saúde e a dignidade tanto dos trabalhadores do TRC quanto dos outros usuários das rodovias.
“Minha experiência como Procurador do Trabalho e como autor da Ação Civil Pública que iniciou os debates sobre a regulamentação da profissão de motorista me mostrou a realidade dessa categoria. Não podemos permitir um descontrole de jornada nem o aumento nos acidentes, o uso de drogas e, consequentemente, as mortes nas rodovias do país”, opinou.
Para concluir sua apresentação, Paulo Douglas também questionou a adequação constitucional da norma, ou seja, apresentou argumentos que mostram claramente como a nova lei viola alguns princípios constitucionais como a dignidade do ser e a vedação ao retrocesso social. Este último ponto está presente no art.7o da Constituição Brasileira e está sendo claramente violado pela nova lei.
Se você tem dúvidas sobre esse assunto, sugestões ou opiniões escreva para chicodaboleia@chicodaboleia.com.br
A sua participação é muito importante para debatermos os retrocessos causados pela nova lei que regulamenta a profissão de motorista.
Redação Chico da Boleia
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios