Ficar com o caminhão parado, esperando pela descarga, é um acontecimento indesejado para qualquer motorista. Além de atrasar o itinerário, esse fato também pode causar prejuízos diversos.
Você sabe como calcular o custo dessa parada? Mais que isso, que o valor perdido com esse atraso pode — e deve — ser ressarcido? São esses assuntos que vamos mostrar no post de hoje.
Quais os problemas de ficar parado?
Quem trabalha com transporte de cargas sabe que o tempo de descarga e, mais importante, a espera na fila de caminhões para que o descarregamento seja feito são cruciais no custo total do frete.
Basicamente, quanto mais tempo o caminhão fica parado esperando, mais custos o prestador do serviço vai acumular. Afinal, as horas acumuladas na espera podem se converter em alterações de itinerário, horas extras e até entregas fora do prazo.
É muito importante entender como equilibrar essa situação. Por isso, vamos mostrar o que a Lei garante ao transportador nesses casos e ensinar a calcular o valor a ser cobrado pelo tempo excessivo de espera.
Quanto tempo o caminhão pode ficar parado?
Para o transportador, quanto mais rápido o caminhão for carregado/descarregado melhor. Porém, sabemos que a realidade não é exatamente assim. Por isso, a Lei 13.103/2015 foi criada para regular esse critério e garantir que o tempo de espera excessivo seja ressarcido.
Ao se firmar o valor do frete, o tempo de carga e descarga já deve estar previsto no contrato. Isso é importante, pois se esse tempo for ultrapassado e não houver nenhum documento, não será possível cobrar a taxa pelas horas adicionais.
Atualmente, considera-se dentro dos prazos normais os procedimentos de carga e descarga que não ultrapassem:
- 1h30 de espera para realização do carregamento de carga paletizada;
- 1h30 de espera para realização do descarregamento de carga paletizada;
- 3h00 de espera para a realização do carregamento de carga não paletizada;
- 3h00 de espera para a realização do descarregamento de carga não paletizada.
Portanto, sempre que for fazer o contrato do transporte, leve esses prazos em consideração e os insira no documento. Só assim você terá garantia de que poderá cobrar uma taxa para ressarcir o tempo excessivo em que o caminhão ficou imobilizado.
Além disso, obtenha documentos que indiquem a hora de chegada e saída dos procedimentos de carga e descarga. Qualquer documento pode ajudar: romaneios, controles internos, canhotos que indiquem horário. Dê preferência a documentos assinados pelos responsáveis por esses procedimentos operacionais.
Como calcular o custo do caminhão parado?
Pronto, agora você já sabe que o ressarcimento em caso de atrasos é garantido por lei. Mas também é preciso entender como calcular essa taxa. O cálculo pode parecer um pouco complexo, mas você vai ver que, no final, o resultado é simples. Vamos lá!
O que deve ser calculado
A taxa a ser cobrada pelo atraso não é estipulada por lei. Portanto, é de responsabilidade de caminhoneiro/frotista levantar seus gastos com o caminhão e calcular a taxa que mais se equipara aos custos do caminhão parado.
Para te ajudar, existe uma regrinha básica que leva em conta os 3 fatores principais que geram custo. Primeiro, vamos entender o que cada sigla significa:
- CHP = Custo da Hora Parada;
- CFM = Custo Fixo Mensal do caminhão (como manutenção, seguro etc.);
- 230 = Total de horas trabalhadas pelo veículo ao mês;
- 0,8 = Taxa de remuneração e administração do serviço (nela devem estar inclusos os custos com ajudantes etc.) — esta taxa é estipulada pelo transportador/caminhoneiro e pode variar.
A conta deve ser feita da seguinte forma: CFM ÷ 230 x 0,8 = CHP. Parece complicado, não é? Vamos dar um exemplo, assim vai ficar mais fácil calcular.
Suponha que o CFM (Custo Fixo Mensal) do seu caminhão seja de R$ 1.500. Agora, calcule:
230 x 0,8 = 184
Depois, divida o CFM por esse número, da seguinte maneira:
R$ 1.500 ÷ 184 = R$ 8,15
Pronto, agora você já sabe que seu caminhão custa R$ 8,15 por hora parado esperando a carga e descarga. Com essa informação, pode cobrar esse valor por hora de imobilidade do seu caminhão quando os prazos padrão forem descumpridos e evitar o prejuízo.
Mas lembre-se: é preciso conhecer a fundo todos os custos do seu veículo para fazer o cálculo. Afinal, se você calcular os custos abaixo dos custos reais, terá prejuízo e, se calcula a mais, vai ser difícil conseguir fidelizar o cliente com o frete. Fique atento!
E se o caminhão ficar parado mais de 5 horas?
Além dos prazos padrão, também existem outros mecanismos de apoio na lei que ajudam a minimizar as consequências de uma longa espera para a carga e descarga. Esses mecanismos, além de garantir seus direitos, servem para otimizar cada vez mais os serviços de logística no país e tentar fortalecer o setor.
A Lei 13.103/2015 estipula que, a partir de 5 horas de atraso, seja cobrada uma taxa/multa de R$ 1,38 por tonelada/hora adicional à taxa estipulada em contrato. O valor deve sempre ser calculado desde o momento da chegada no setor de carga/descarga ao destino.
Outra determinação importante da Lei é que tanto o embarcador quanto o destinatário devem fornecer documento com o horário de chegada do caminhão no embarque/desembarque de cargas, sob pena de multa de até 5% no valor do frete. Todos os valores são ajustados anualmente pelo Índice de Preço ao Consumidor (INPC).
Caminhão parado nunca mais
Além de garantir que o caminhoneiro não leve prejuízo para a casa por algo que está fora de seu controle, estes regulamentos também servem para educar os pontos de carga e descarga e fazer com que eles evitem os atrasos.
Afinal, ninguém quer tomar prejuízo nessa história. Portanto, sempre que os prazos de carga e descarga forem quebrados, cobre as taxas pelo tempo do caminhão parado. Se preciso, utilize o que está exposto na lei para isso e garanta seus direitos.
Nós aqui queremos saber: você enfrenta muitas situações de atraso na carga e descarga dos seus veículos e perde tempo com o caminhão parado? Conte pra gente nos comentários!
Fonte: Prote auto brasil
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios