Roubo de cargas: existe solução?

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16ª Transposul – Foto: Larissa J. Riberti

Se existe uma coisa que tira o sossego dos donos de transportadores e de caminhoneiros são os roubos de cargas que frequentemente acontecem em diversos pontos do Brasil. Apesar das novas tecnologias como rastreadores, capazes de apontar a localização exata do veículo roubado, as cargas muitas vezes não conseguem ser interceptadas com a mesma eficácia. Tal realidade contribui para o aumento dos custos e da criminalidade.

Esta foi a pauta do “Seminário de combate ao roubo de cargas na Região Centro-Sul”, que aconteceu no terceiro e último dia (17 de junho) da 16a Transposul, em Porto Alegre. Para conduzir os debates estiveram presentes Edval Novaes, Delegado de Polícia Federal e Subsecretário de Tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e Guilherme Yates Wondracek, Delegado Chefe da Polícia Civil Gaúcha, que atuou também como Diretor do DEIC e como Delegado titular da Delegacia de Roubo de Cargas no Rio Grande do Sul.

Em sua explanação, o delegado Edval Novaes citou que o problema de roubos no Brasil não diz respeito somente às cargas, mas muitos outros itens, o que aflige os brasileiros diariamente. De acordo com os dados da NTC & Logística, citados pelo debatedor, o roubo de cargas evoluiu no Brasil desde 2011 e eles estão concentrados na região sudeste, que possui 80% dos casos. Só em 2013 foram 15.200 ocorrências de roubos de carga em todo o Brasil.

“No entanto, existe um número positivo de apreensões que são realizadas pelo amplo e constante trabalho realizado pela PRF. Em 2013 tivemos mais de 30 mil apreensões que se relacionam com os mais variados tipos de roubos.”, explicou o delegado.

Segundo Edval, os registros de ocorrência de roubo de veículos na maioria das unidades da federação também aumentaram nos últimos anos, tendo atingido um número de mais de 80 mil unidades roubadas em 2012. “Mas também podemos destacar um aumento das prisões, do cumprimento de mandados e da produtividade policial em estados como Amazonas, Espirito Santo, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal”, apontou.

Quem também apresentou dados sobre essa questão foi Jerry Adriane Dias Rodrigues Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal.  A nível nacional, o responsável alegou que existem ações integradas entre a Polícia Civil e o DEIC, bem como outras instituições públicas para inibir os crimes que acontecem nas rodovias.

De acordo com Jerry Adriane, também são realizadas ações de rotina e ações educativas, por meio de comandos. “Temos, por exemplo, o Cinema Rodoviário, que por meio de vídeos, os motoristas compartilham suas dificuldades e interesses com a Polícia. Isso facilita nossa interação com o usuário da rodovia e faz crescer a confiança deles na atuação da polícia. É preciso que a sociedade confie no nosso trabalho”, explicou.

 A PRF ainda está envolvida nas ações do Governo, como as do Ministério da Justiça e participações om organismos privados, para a troca de informações. “Nós temos também alguma ações específicas que tentam inibir o combate ao roubo organizado de cargas, que são planejadas e executadas por áreas de inteligência específicas”, explicou.

De acordo com o policial, existem alguns desafios a serem enfrentados para o combate a esses crimes. O primeiro dele é envolver a sociedade e ganhar a confiança da mesma. Também é preciso registrar efetivamente as ocorrências. “Temos estatísticas que mostram que muitas vezes os boletins de ocorrência não são feitos. Isso dificulta o nosso trabalho porque não temos os registros para analisar”, afirmou.

É preciso também capacitar os envolvidos nas ações, bem como aqueles que fazem parte de entidades que trabalham em conjunto com a PRF. OS sistemas de informação também integram os desafios, já que atualmente os dados coletados pelos diferentes organismos não ficam unificados em um mesmo banco de dados, dificultando as ações da polícia e o rastreamento de roubos.

Redação Chico da Boleia 

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