Segurança no trânsito e a importância de proteger os mais vulneráveis

(Imagem: divulgação/DNIT)

O carnaval acabou, mas, para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), todo dia é dia de respeitar as regras de trânsito e proteger os mais vulneráveis. E cabe, principalmente aos condutores, construir um trânsito harmonioso comportando-se de forma proativa e responsável diante do volante.

Está na lei, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que o “maior deve proteger o menor”, ou seja, a lei preconiza uma hierarquia de respeito dos condutores aos mais frágeis: pedestres, ciclistas e motociclistas.

Dessa forma, deve-se praticar uma boa postura no trânsito: respeitando as velocidades máximas e mínimas nas vias; não dirigindo sob efeito de álcool ou outras drogas; não realizando ultrapassagens indevidas, nem utilizando celular ao volante; a fim de reduzir os riscos de mortes e lesões.

Já os pedestres, por causa de sua vulnerabilidade, também devem se responsabilizar por sua segurança e não esperar apenas que o condutor respeite a legislação. No trânsito, todos devem respeitar uns ao outros.

Mas como cuidar dos mais vulneráveis?

A seguir, dicas simples de cuidados que devem ser adotados no dia a dia e que podem salvar vidas:

1. Respeitar e dar preferência ao pedestre em qualquer circunstância, principalmente na faixa de pedestres;

2. Usar sempre a seta, ela também orienta ciclistas e pedestres de suas intenções;

3. Manter distância mínima de 1,5 metro do ciclista;

4. Ficar atento nos cruzamentos para respeitar as preferências do local;

5. Não acelerar para passar no sinal amarelo e, se possível, parar.

Pedestres e ciclistas no Conexão DNIT

No material do Programa Conexão DNIT, o professor encontra um plano de aula pronto para ser aplicado em sala de aula contendo dicas, explicações das atividades de forma transversalizada, exercícios de fixação entre outros.

Em Educação Física, por exemplo, o professor do terceiro ano pode baixar material com o título: “Percepções e cuidados no trânsito” e ensinar sobre os cuidados com os pedestres.

A atividade “Pega pedestre” é dividida em etapas e requer espaço para “ruas e calçadas”. Nela, as crianças farão papéis distintos de: veículos, semáforos, pedestres etc. E, a partir da interpretação desses papéis, farão algumas simulações como: atravessar a rua em segurança; atravessar a rua em uma condição de travessia insegura; atravessar na faixa de pedestres de forma segura, entre outros. Oito regras foram propostas para que o objetivo do jogo seja atingido.

Após a vivência, o professor pode abrir uma roda de conversa e propor uma reflexão sobre as dificuldades de realizar a travessia e a importância de utilizar locais seguros para fazê-la.

Em Artes, “A paisagem e as percepções no trânsito” relaciona, por meio da interpretação de uma narrativa e, posteriormente, da criação de uma maquete com massinha, os processos de criação em artes visuais com os elementos da natureza e os elementos de segurança do pedestre presentes no sistema trânsito. Para isso, serão trabalhados esses elementos constantes próximos às vias, presentes nos cotidianos dos estudantes, com intuito de que reflitam sobre os cuidados que precisam adotar ao transitarem na condição de pedestres.

Como ponto de partida para o desenvolvimento dessa atividade, propõe-se a realização da leitura, com os estudantes, da história “Ita e a estrada nova”. Posteriormente, em uma roda de conversa, eles podem ser convidados a interpretar a história, dando destaque aos elementos da natureza e aos elementos relacionados ao sistema trânsito, fazendo um paralelo com o cotidiano deles e não se esquecendo de mencionar os elementos relacionados com a segurança do pedestre.

“Caminhadas seguras”, atividade de Língua Portuguesa, aborda os locais seguros para caminhar e as atitudes relacionadas a cada um deles, trabalha com a paródia Cidadão Pedestre. Para isso, a partir dos exercícios relacionados à paródia, essa atividade se propõe a ampliar o conhecimento dos estudantes a respeito dos conceitos relacionados ao trânsito, percebendo, ainda, os elementos sonoros e suas grafias em algumas das palavras destacadas da canção.

O conteúdo apresenta o texto “Por caminhadas mais seguras”, que discute a importância do caminhar e dos cuidados a serem adotados pelos pedestres nos diferentes espaços do trânsito.

Desacelere. Seu bem maior é a vida.

Fonte: DNIT

Comentarios