Realizado pela NTC & Logística no dia 26 de março, na cidade do Rio de Janeiro, O Seminário ComJovem reuniu especialistas, empresários e representantes do setor de transporte rodoviário de cargas.
O evento ocorrido no Hotel Windsor, teve como proposta principal levantar questões e propor soluções para empresários do setor, entidades de classe e também caminhoneiros autônomos que enfrentam, no seu dia a dia, os problemas relativos aos fretes, frota e estrutura das rodovias. Os custos elevados foram o conteúdo principal das variadas falas.
A apresentação do Seminário foi feita por representantes da ComJovem e da NTC & Logística. Dentre eles estavamEduardo Ferreira Rebuzzi, Presidente da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (Fetranscarga) e Vice-Presidente Regional para o Estado do Rio de Janeiro da NTC&Logística, Baldomero Taques Neto, Coordenador da Comjovem Nacional; Ana Carolina Ferreira Jarrouge, Vice-Coordenadora da Comjovem Nacional; André Ferreira, Diretor Jovens Empresários de Comunicações da NTC&Logística e André Martinez de Simone, Coordenador Regional da Comjovem.
Francesco Cupello, Presidente do Sindicarga, abriu seu discurso salientando a necessidade de se profissionalizar as empresas da área de transporte. Atentando para o grau elevado de transformação não só da mão de obra, mas também das tecnologias do setor, Cupello ressaltou que é indispensável uma constante atualização dos profissionais da área.
A primeira palestra foi realizada por José Luiz Pereira, Coordenador de Economia da NTC&Logística. Com o tema “Noções Básicas de Cálculo de Frete”, a apresentação pretendeu exemplificar as dificuldades e barreiras enfrentadas por transportadoras na hora de se calcular o preço do frete. Os exemplos utilizados por José Luiz revelaram que ainda há um longo caminho a se percorrer para se criar um mecanismo eficaz de cálculo de frete, que possa considerar todos os custos – variáveis e fixos – inerentes ao setor.
As apresentações especializadas foram feitas por representantes dos patrocinadores do evento. Valter Luiz da Silva, da BGM Rodotec, apresentou um software integrado capaz de realizar a gestão de empresas do transporte. Glauco Juliato, da MAN LatinAmerica, discutiu a questão da renovação das frotas e o custo benefício de possuir caminhões novos, com tecnologias avançadas, que podem promover economia de combustível, eficiência no serviço e baixo custo de manutenção dos veículos.
Ronaldo Oliveira, da Sascar, apresentou soluções em rastreamento e também para a gestão das operações de transporte. De acordo com Ronaldo, a insegurança nas estradas e as condições adversas de infraestrutura do país são fatores que demandam o gerenciamento não só dos riscos, mas também de possíveis custos que os empresários possam ter.
Destaca-se, por último, a apresentação de Marcelo Gonçalves, da Associação Brasileira de Alumínio. Segundo o Engenheiro, as transformações do setor estabeleceram a necessidade de se buscar alternativas também no próprio modelo dos caminhões. Também pensando na diminuição dos custos de empresários e caminhoneiros, Marcelo apresentou os benefícios proporcionados por carrocerias e tanques feitos em alumínios. Uma carroceria de alumínio para um caminhão de porte médio, por exemplo, pesa cerca de 700 quilos a menos do que uma carroceria feita em madeira.
O custo benefício do alumínio também diz respeito à sustentabilidade, já que menos peso demanda menos trabalho do motor, gerando economia de combustível e redução da emissão de poluentes. Dentre outros benefícios, as estruturas para caminhão em alumínio também proporcionam maior segurança, maior espaço útil de carga na carroceria e durabilidade do material.
DISCUSSÃO DA APLICAÇÃO DA LEI 12619/2012
A segunda parte do Seminário Itinerante Comjovem e NTC&Logística debateu a aplicação da lei do Motorista de 2012. A Dra. Gildete Menezes, discutiu a possibilidade de se estabelecerem convenções coletivas e acordos referentes a alguns pontos da lei.
Segundo a advogada, essas convenções são previstas na Lei e tem como objetivo preparar melhor o setor para receber as transformações propostas pela Lei 12.619. Gildete também ressaltou que a medida trouxe algumas questões básicas e essenciais para que a discussão trabalhista na área do transporte alcançasse um patamar mais elevado.
Já para o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Rafael Araújo Gomes, a questão das convenções deve ser entendida com cuidado, pois os acordos que dizem respeito à lei devem cumprir com os pontos estabelecidos por ela. Rafael também falou sobre a Comissão de Deputados que, no dia 26 de março, esteve em Brasília discutindo a possível criação de uma Medida Provisória para se alterar alguns pontos da Lei. Para o Procurador, a Comissão – formada majoritariamente por deputados da bancada ruralista da Câmara – não representa os reais interesses de profissionais, caminhoneiros e empresários do setor.
Rafael ressaltou ainda que a Lei não é redigida de forma técnica e isso implica problemas na interpretação e na sua aplicabilidade. Durante o debate, eram notáveis as dúvidas dos empresários e as diferentes interpretações da Lei. A discussão revelou, sobretudo, a necessidade de se realizarem mais seminários e interações entre o setor para colocar-se de acordo o cumprimento das regras adequadamente.
Na visão dos empresários é indispensável que embarcadores também participem dessas discussões. Tal demanda se dá pelo fato de que o trabalho realizado por eles, na carga e na descarga, por exemplo, precisa estar em concordância com o caminhoneiro e com a transportadora, já que essas operações vão influenciar no tempo de parada e de descanso do motorista.
Para Rafael Araújo é imprescindível que os pontos da Lei sejam cumpridos e que a valorização da segurança e da vida venha em primeiro lugar.Sobre possíveis custos que tenham sido acarretados pela criação da Lei, Rafael rebateu dizendo que “não se pode dizer que o aumento de custos na área do transporte foi causado por leis trabalhistas já que muito do que está na Lei 12.619 já estava previsto na CLT. O custo atual é acarretado para corrigir deficiências para as quais não se atentava anteriormente.”, corroborou Rafael.
O debate suscitado pela Comjovem e também pela NTC&Logística revelou as várias dúvidas e apontou possíveis caminhos a serem tomados por empresários, caminhoneiros e profissionais, tendo em vista as transformações as e as necessárias estratégias para a melhoria das condições de trabalho e também da lucratividade no setor do transporte rodoviário de cargas.
Redação Chico da Boleia
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios