Setembro registra queda de 0,76% no número de emplacamento de caminhões

(Imagem: reprodução/Freepik)

Redação Chico da Boleia

O novo levantamento da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) revela que apesar dos bons resultados apresentados nos últimos meses, o segmento de caminhões apresentou queda 0,76% no número de emplacamentos em setembro, quando comparado a agosto.

Apesar do resultado negativo, quando avaliado os dados referentes ao acumulado do ano – ainda no setor de caminhões – registraram aumento de vendas de 17% em relação ao mesmo período de 2023.

De acordo com o presidente da entidade, Andreta Jr., o mercado de caminhões ganhou tração no segundo semestre de 2024. “Os meses de julho, agosto e setembro mostraram números consistentes, com uma média bem superior as registradas no primeiro semestre. As vendas foram impulsionadas pela melhora no agronegócio, retomada da construção civil e da indústria no geral, que vem se recuperando no país e implicaram no aumento da previsão do PIB no país”.

Emplacamentos no setor em geral

Ainda de acordo com a FENABRAVE, os emplacamentos de veículos, de janeiro a setembro, registraram resultado positivo acumulado de 15,9%, percentual superior aos três primeiros trimestres do ano passado e próximo às projeções divulgadas para 2024, pela entidade, em julho.

No balanço do mês de setembro, os emplacamentos de veículos somaram 413.081 unidades, o que significa uma leve retração, de 2,3%, na comparação com o mês anterior, justificada por um dia útil a menos no calendário de vendas. No entanto, houve evolução de 17,6% sobre setembro de 2023 (que teve 20 dias úteis).

“Nos emplacamentos, por dias úteis, o resultado de setembro (19,7 mil emplacamentos diários) foi superior aos de julho (18,2 mil) e de agosto (19,2 mil), que foram os meses com maior volume de emplacamentos no ano, até agora. Isso mostra que o mercado está se estabilizando com um bom volume de vendas e que as projeções da FENABRAVE estão assertivas”, analisa Andreta Jr.

Comentarios