Simulado em área de escape será realizado na BR-376/PR

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Arteris Litoral Sul realizam, nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/12), uma série de testes com simulação de entrada de veículos na nova área de escape, do km 667,3 da BR-376, em Guaratuba-PR. Os testes serão realizados por pilotos profissionais na condução de dois veículos, uma carreta seis eixos com carga de 48 toneladas (peso bruto total) e um caminhão três eixos com 23 toneladas (peso bruto total), em diferentes velocidades.

A atividade será acompanhada por engenheiros do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo (USP) – unidade de São Carlos, que devem produzir um relatório com registro detalhado da relação entre velocidade de entrada, peso dos veículos e distância de frenagem. Na quarta-feira (11/12), os testes acontecem com o veículo de maior porte (carreta), a partir das 9h30. Nessa primeira simulação, a carreta carregada com peso de 48 toneladas (carga líquida/água), irá percorrer toda a faixa quadriculada a uma velocidade de 60 km/h até adentrar a área de escape. Em seguida, devem ocorrer mais cinco testes com o mesmo veículo – porém com velocidades alternadas entre 70 km/h e 120 km/h.

No dia seguinte (12/12), serão realizados os testes de entrada na área com um caminhão Truck de três eixos, com peso total de 23 toneladas (carga de prova/lastros de ferro). Os testes, da mesma forma, devem ser realizados em seis etapas com velocidades de 60 km/h a 120 km/h. As atividades de testes terão mínimo impacto para o trânsito, apenas com bloqueio momentâneo da pista sul no km 662 para descida dos veículos na simulação.

A nova área de escape foi construída pela concessionária Arteris Litoral Sul, no âmbito da concessão regulada pela ANTT, com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. A nova área foi liberada para operação no dia 14/11. Em menos de um mês, já foi utilizada por três caminhões e um ônibus – este com 35 pessoas a bordo.

“O objetivo do dispositivo é conter, de modo seguro, veículos pesados que apresentem problemas mecânicos na descida da Serra do Mar, e, assim evitar acidentes, como colisões e tombamentos. Com pouco tempo de abertura ao tráfego, a área de escape já proporcionou o salvamento de vidas. Se não houvesse a área de escape aprovada pela ANTT naquela posição, os caminhões ou o ônibus teriam colidido com os veículos que estavam à frente. Devido ao dispositivo, não houve nenhuma vítima”, relata a coordenadora de Infraestrutura Rodoviária da ANTT no Paraná e em São Paulo, Walquiria Fujii.

Serviço:

O quê: Simulado com testes de entrada na nova Área de Escape;

Quando: dias 11 e 12 de dezembro – atendimento de imprensa das 8h ao meio-dia do dia 11;

Onde: Ponto de Encontro na Unidade da PRF (km 662), com testes na nova Área de Escape: km 667,3 da pista Sul da BR-376 em Guaratuba-PR.

Concessão – A ANTT, criada em 2001, regula e fiscaliza a exploração de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre, inclusive contratos já celebrados antes da sua criação, resguardando os direitos das partes e o equilíbrio econômico-financeiro dos respectivos acordos.

Com 405,94 Km quilômetros de extensão, a BR-116/376/PR e BR-101/SC foram concedidas para iniciativa privada com o objetivo de exploração da infraestrutura, em 18 de fevereiro de 2008, pelo período de 25 anos. A licitação fez parte da 2ª etapa do programa de concessões rodoviárias.

ASCOM ANTT, com informações da concessionária Arteris Litoral Sul.

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