Transmissão Automatizada desenvolvida pela Eaton no Brasil equipa caminhões Mercedes-Benz Accelo

Foto: Murilo Abreu / Chico da Boleia

Os caminhões Mercedes-Benz Accelo – leves 815 e 1016 e médio 1316 – serão os primeiros modelos urbanos equipados com as transmissões automatizadas EAO-6106 e EAO-6206 de 6 velocidades da EATON. Desenvolvidas totalmente no Brasil para atender as caraterísticas específicas do mercado local, as transmissões consideram a alta densidade de trocas de marcha causada pela enorme quantidade de “anda e para” do tráfego dos grandes centros urbanos, entregando um desempenho mais eficiente ao veículo.

A EAO-6106 e EAO-6206 podem ser aplicadas em veículos de 7 a 13 toneladas e têm uma nova tecnologia de usinagem para o acabamento dos dentes das engrenagens, possibilitando menor ruído e maior durabilidade. Transmissão desenvolvida no conceito long life, oferecendo maior vida útil aos componentes, aumentando a disponibilidade do veículo e diminuindo sua manutenção.

Segundo Henrique Uhl, gerente de desenvolvimento de mercado e planejamento de produto da EATON, o veículo com 6 velocidades possibilita uma melhor utilização da faixa de torque do motor, o que garante um melhor consumo mesmo em circuitos urbanos. “Com um sistema de troca de marchas inteligente, que identifica quando o veículo está em uma subida ou descida, por exemplo, a nova transmissão funciona em um modo de condução adaptativo, de acordo com as condições de topografia e carga, sempre buscando o melhor compromisso entre performance e consumo. Além disso, um novo software identifica automaticamente se o veículo está sendo manobrado – o que permite uma sensibilidade mais adequada ao pedal do acelerador nas baixas velocidades usadas nas condições de manobra. Uma função totalmente transparente para o motorista”, comenta Henrique.

Foto: Murilo Abreu / Chico da Boleia

O sistema também identifica automaticamente a sequência de trocas (1->R->1), permitindo a mudança de direção de forma mais ágil sem a necessidade de botões adicionais ou pausa para engate de neutro que facilita a operação no caso de manobras ou para sair de situações de “atolamento” em terrenos de baixa aderência, função também conhecida como “Rock Mode”.

Outra vantagem da EAO-6106 e EAO-6206 é que todo componente do sistema de automação na periferia do câmbio (atuador de embreagem, acumulador de pressão, sensores, etc) podem ser trocados individualmente, sem necessidade de trocar todo o sistema, facilitando a manutenção e baixando o custo de forma significante. A otimização do freio é outra característica da transmissão que equipa a linha Accelo. “Quando o motorista utilizar o pedal de freio ou ativar o freio motor do caminhão ou ainda a combinação dos dois, a transmissão entende automaticamente que precisa ajudar a frear o veículo, aumentando as rotações de troca de maneira a maximizar o freio motor do caminhão”, finaliza Henrique.

SOBRE A EATON

Nós somos uma das maiores empresas de gerenciamento de energia do mundo, fornecendo soluções inteligentes que ajudam os nossos clientes a gerenciar energia elétrica, hidráulica e mecânica de forma mais eficiente, segura e sustentável. Nossa expertise pode ser encontrada em carros de passeio, caminhões, ônibus, veículos agrícolas, industriais e fora de estrada, data centers, edifícios residenciais e empresariais, estádios de futebol e em outras inúmeras aplicações do dia a dia. Em 2018, as nossas vendas totalizaram US$ 21,6 bilhões. Diariamente, a nossa equipe de 99 mil talentos em 175 países se dedica constantemente a melhorar a qualidade de vida das pessoas, o meio ambiente e a performance de inúmeros segmentos da economia e da sociedade. Saiba mais sobre nós em www.eaton.com e www.eaton.com/whatmatters.

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios